Ads 330x60px

Subscribe:

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Resenha: Água para Elefantes - Sara Gruen

Água para Elefantes (Skoob)
Autor(a): Sara Gruen
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Onde comprar: Submarino, Saraiva.

Jacob, Um jovem de 23, vê sua vida virar ao avesso por conta de um acidente de carro que tirou a vida de seus pais. Ele é obrigado a abandonar a faculdade de Medicina  Veterinária no último ano. Perde sua casa e tudo mais o que tinha por conta das dividas do pai. Levando apenas uma mala com algumas mudas de roupa, Jacob cai no mundo, sem lugar para onde ir ele busca sozinho uma "solução" para seus problemas.
O circo irmãos Benzine acaba virando sua casa. Jacob pula no trem do circo ainda em movimento. Mal sabia ele que essa decisão mudaria toda sua vida. Como Jacob é (quase) um veterinário o dono do circo, o temido Tio Al, libera que o rapaz fique junto com a trupe para que ele cuide dos animais do circo. Com a ajuda de Carmel, um verdadeiro amigo, e Walter, o anão, Jacob se informa sobre as suas tarefas. Eis que surge uma figura encantadora, Rosie, a elefanta. Ela consegue conquistar o coração de Jacob na mesma hora.
Mas sempre tem um carrasco na história, e essa não poderia ser diferente. August, o responsável por todos os animais do circo é o chefe de Jacob. August sofre de um transtorno de personalidade, ora ele está adorável ora ele assume a sua função de carrasco. E para piorar Jacob se apaixona por Marlena, a linda e encantadora mulher de August. Eles terão de lutar muito por esse amor, afinal August não entregará a esposa assim tão fácil.

A vida é o maior espetáculo da Terra!

O livro tem um jogo bem diferente. O narrador é o próprio Jacob, só que essas são sua lembranças da juventude. Afinal agora ele tem 90 ou 93 anos e está internado em uma casa de repouso. Essa volta ao passado ocorre de várias maneiras, podendo ser pelos sonhos ou até mesmo por simples devaneios.

Os personagens super bem feitos. A personalidade de cada um é tão forte que as vezes dava para pensar que o livro era baseado em fatos reais. Por ser um tema incomum no meio literário (circo) acho que ele aumenta a nossa fascinação e curiosidade.

Todo o universo do circo que Sara Gruen monta no livro nos faz querer estar dentro daquele picadeiro assistindo aos shows, sentindo o cheiro da pipoca, rindo com os palhaços e aplaudindo Marlena e Rosie em um número espetacular. Ela nos passa cada detalhe que se visto de fora parece uma coisa superficial, mas que se analisado bem a fundo veremos que faz uma falta tremenda.

Foi um dos melhores romances que eu li em 2011. Melhor dizer que foi um dos melhores livros que eu já li. A capa é maravilhosa. Particularmente prefiro a capa da segunda versão (inspirada no filme). O filme, que também foi lançado esse ano, é ótimo. Como sempre tem vários pontos diferentes, mas analisando o filme por fora do livro ele também é perfeito. Com Robert Pattinson e Reese Witherspoon nos papeis de Jacob e Marlena, respectivamente. Vale a pena ler o livro e assistir o filme, ambos são espetaculares.


Gente espero que tenham gostado. Semana que vem tem mais, ah não deixe de comentar, a sua opinião é mega importante!!! Um grande beijo à todos!!!

2 comentários:

Nicholas disse...

Oi Pablo!
Esse livro tá aqui esperando para ser lido, e tipo, eu quero muito!
li resenhas ótimas, e estou louco pra assistir ao filme.

e ao contrário de vc, confesso que prefiro a capa original a essa.
Acho legal esse lance do circo, foge de tudo que estamos acostumados a ler no momento.
E é um romance, tenho certeza que vou adorar *-*
abraço,
tudo por um livro.

Camila Q. Dias disse...

Então, Pablo.. esse livro não é tudo o que eu sempre quis ler, nem ao mesmo lendo qualquer resenha que alguém possa escrever sobre ele irá fazer com que eu me interesse pela história.
Sua resenha está muito boa, mas realmente o livro não me conquistou! Beijos!

Postar um comentário